Eficiência Energética
Introdução
A Economia de Energia é uma preocupação constante de consumidores de todas as Classes e Tipos. A SKZ Engenharia executa gestão de consumo de clientes Comerciais e Industriais, conseguindo resultados expressivos de redução na conta. Avaliamos toda a instalação e as últimas 12 contas de energia e emitimos os resultados, ações e o prazo de retorno do investimento.
Legislação
Lei n° 10.295 de 2001 – Lei de Eficiência Energética. Estabelece diretrizes de conservação de energia. A Lei busca promover o desenvolvimento tecnológico, buscando a economia de energia, estimulando a fabricação de produtos mais eficientes pela indústria nacional, onde os equipamentos passam a informar ao consumidor sobre a eficiência energética do produto, através de um código de letras.
Portaria Interministerial nº 555 de dezembro de 2005. Estabelece níveis máximos de consumo específico de energia, ou mínimos de eficiência energética para cada tipo de aparelho e máquina consumidora de energia. Define regulamentação específica de motores elétricos trifásicos de indução rotor gaiola de esquilo, com metas de eficiência energética.
Análise da Instalação
Uma análise na instalação elétrica é o primeiro passo na implantação de um programa de economia de energia. Na inspeção serão verificados diversas possibilidades de desperdício aos quais são citados abaixo:
Verificação de aquecimento no cabeamento, normalmente acarretado por um dimensionamento inadequado, estando o cabo com uma seção abaixo da necessária para a carga que alimenta. Verifica-se também a sua vida útil, que é em torno de 20 anos.
Medições de potencia e corrente das cargas, verificando se estão de acordo com o que é informado pelos fabricantes.
Verificação de possíveis fugas de energia em cabos e equipamentos.
Análise do tipo de iluminação utilizada, de forma a buscar uma iluminação com lâmpadas mais eficientes.
Inspeção dos motores de indução, é verificando a sua eficiência e o regime de operação.
Verificação dos sistemas de refrigeração e de ar condicionado, verificando a sua eficiência e o regime de operação.
Analisador de Rede
Análise da Conta de Energia
A conta de energia contém diversas informações importantes que devem ser analisadas. Com as doze últimas contas, é possível se fazer uma análise do regime mensal de consumo. Dependendo da tensão de alimentação e da carga, o consumidor estará enquadrado em um tipo de fornecimento, para consumidores alimentados em média tensão listamos abaixo:
- Grupo A1 – 230kV ou mais
- Grupo A2 – 88kV a 138kV
- Grupo A3 – 69kV
- Grupo A3a – 30kV a 44kV
- Grupo A4 – 2,3 a 25kV
O faturamento do cliente do Grupo A é baseado na aplicação de uma tarifação binômia, composta de duas grandezas: CONSUMO (kWh) e DEMANDA (kW).
Os clientes supridos em tensão inferior a 69 kV (tensão de distribuição primária), com demanda inferior a 300kW, poderão, opcionalmente, ser enquadrados na Tarifa Convencional, Hora-Sazonal Azul ou Verde.
O tipo de enquadramento e a definição do valor da demanda a ser contratada, deverá ser feita de acordo com o ciclo de consumo. Para clientes que tenham alto consumo no horário das 18:00 às 21:00h (hora de ponta), poderão fazer uso de geração própria nesse horário.
Outra situação a ser verificada, é o consumo de carga Reativa Indutiva. O fator de potência tem que estar acima do valor de 0,92. abaixo desse valor, o consumidor estará pagando multa para a concessionária de energia.
A SKZ Engenharia tem técnicos especializados para fornecer uma consultoria completa para a redução do valor de sua conta de energia.